Você já pensou quais critérios são importantes observar na hora de contratar uma consultoria de vendas?
Essa é uma decisão muito importante, pois imagino que você esteja buscando um parceiro experiente e comprometido em ajudar
o seu time comercial a chegar em um próximo nível em quantidade e qualidade das vendas.
Porém, com a evolução dos canais de tração muitas empresas estão escalando os seus serviços, e nem sempre estão conseguindo manter a qualidade na entrega. Isso está acontecendo com empresas de consultoria, assim como com empresas de vários outros segmentos em que o fator humano é decisivo para qualidade da entrega.
Hoje, mais do que nunca, é preciso olhar para além da “grife” e cuidar para não confiar em empresas que investem desproporcionalmente para divulgar suas vitórias, mas que para isso deixam grandes quantidades de clientes insatisfeitos.
Em um tempo em que a informação transborda em cada esquina digital, são a experiência, capacidade de personalização, comprometimento e o contato humano que fazem a diferença em um serviço de consultoria.
Mas então, como encontrar uma consultoria que tenha esses diferenciais? Pensando nessa dor, trouxe algumas dicas para ajudar você nessa importante
decisão:
1) Dê preferência a abordagens integradas
Se o seu objetivo for melhorar resultados de negócio, ter um parceiro com know-how nas principais variáveis (pessoas, processos e tecnologia) pode ser um grande diferencial.
Quanto mais complexa for a venda, ou mais sênior for o seu time, essa abordagem integrada torna-se ainda mais importante.
A experiência em ter vivenciado diferentes estratégias comerciais também agrega valor significativo ao escolher os melhores caminhos de execução.
2) Conheça os consultores
CNPJ e marca de consultoria não acumulam experiência.
Antes de contratar, conheça os consultores que atuarão no seu projeto, quais as suas experiências e os cases que eles vivenciaram.
3) Vá a fundo em conhecer os cases de sucesso
Não se impressione com marcas imponentes no portfólio ou vídeo cases com produção cinematográfica. Se um case da consultoria lhe chamar a atenção e for diferencial para sua contratação, faça uso do bom e velho 5W2H: Quando o case aconteceu? Quem foram os consultores e sponsors do projeto? Onde o case aconteceu (quais canais de vendas ou geografias da empresa) O que e como foi entregue pela consultoria? Quanto foi investido? (ok, aqui nem sempre é fácil saber).
Dica bônus: Se o case for muito relevante para sua decisão, peça para conversar com o cliente. É melhor do que se basear por uma frase que pode estar fora de contexto ou ter sido capturada no momento mais conveniente para consultoria.
4) Olhe para os “outros clientes”
Qualidade é a capacidade de manter o padrão da entrega para todos os clientes.
Para cada case de sucesso divulgado, existiram projetos com problemas por rotatividade de consultores, alocação de consultores menos experientes ou falta de comprometimento com a entrega?
Tente entender o foco e a conduta da consultoria.
Enfim, uma consultoria de vendas provavelmente será peça fundamental para sua empresa chegar no próximo nível, mas cuidado para não contratar apenas por “grife”. Mais do que um nome famoso, certifique-se que a consultoria realmente esteja comprometida em entregar para o seu projeto a experiência e dedicação que você espera.
Com quase 20 anos de experiência nesse mercado, sendo mais da metade desse tempo à frente da Venda Recorrente, sempre optei pela qualidade da entrega e isso tem nos ajudado a construir uma história de resultados e relacionamento com cada cliente.
Se você quiser saber como eu e a Venda Recorrente podemos lhe oferecer tranquilidade e segurança nessa decisão, basta me enviar um e-mail em adriano@vendarecorrente.com.br que será um prazer conversar com você.