Descubra seus pontos fortes: desenvolva seu talento e o das pessoas que você lidera

Quais são os seus pontos fortes? Você saberia elencá-los de imediato? Infelizmente, muitas pessoas sequer têm consciência de quais são eles e, por essa razão, não conseguem desenvolvê-los de tal forma que se tornem referência em um determinado assunto.

No livro “Descubra Seus Pontos Fortes”, lançado no Brasil em 2006, os autores Marcos Buckingham e Donald O. Clifton elaboram um programa revolucionário, com o qual é possível desenvolver seus talentos especiais e também proporcionar melhorias para aqueles que fazem parte da sua equipe. Vamos conhecer alguns desses conceitos.

Explorando o seu potencial

Faça uma experiência. Publique um texto em um blog de grande repercussão e, alguns dias depois, volte para ver os comentários. Se o seu conteúdo é bom, é bem provável que a maioria dos comentários sejam positivos, mas uma minoria será negativa. Quais dos comentários deixarão marcas em você, os positivos ou os negativos?

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Para a maioria das pessoas, infelizmente, os comentários negativos é que ficarão martelando na cabeça. No dia a dia não é diferente. Somos acostumados a ouvir nossos pais, professores e chefes sempre nos apontando quais são os aspectos em que precisamos melhorar. Acabamos focando em nossas deficiências e deixando de lado as características nas quais somos bons.

Partindo dessa premissa, os autores criaram um teste no qual é possível avaliar quais são os seus pontos fortes. Porém, mais do que descobrir quais são eles, a ideia é que você possa buscar meios de desenvolvê-los. Seu talento é na escrita? Pois busque escrever ainda melhor? Seu talento é palestrar? Torne-se um orador ainda mais eficiente. Seu talento está nas vendas B2B? Transforme-se em uma verdadeira máquina de conversão de resultados.

Identificando talentos e melhorando-os

Em “Descubra Seus Pontos Fortes”, os autores defendem o seguinte ponto de vista: os talentos de cada pessoa são permanentes e únicos e o maior potencial de crescimento dela reside nas áreas em que elas já são mais fortes. Em outras palavras, é preciso identificar talentos e melhorá-los e não “padronizar” as pessoas para que todas tenham um mesmo perfil.

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Um dos exemplos utilizados no livro é o do investidor Warren Buffet. Boa parte do seu sucesso se deve ao fato de ele saber exatamente quais são os seus pontos fortes e, por essa razão, se mantém fiel a eles ao invés de cair na tentação de explorar novas linhas de ação que poderiam trazer resultados diferentes para seus negócios.

Entre as personalidades analisadas na obra, citamos ainda nomes como o empresário Bill Gates, o treinador de basquete Phil Jackson, o golfista Tiger Woods, o músico Cole Porter, entre outros. Todos, em algum momento de suas vidas, souberam que era a hora de focar naquilo que faziam de melhor – e foram bem-sucedidos nessa escolha.

Construa sua carreira ao redor dos seus talentos

É importante que você descubra seus pontos fortes, mas conhecer seus pontos fracos e saber administrá-los também é fundamental. Pode ser que você não seja um exímio escritor, mas isso não o impede de estudar para conseguir escrever bons textos, que serão suficientes para o seu trabalho. Porém, passar uma vida inteira tentando melhorar aspectos nos quais provavelmente você nunca será um dos melhores, talvez possa deixá-lo mais longe do sucesso.

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Portanto, tenha consciência que você tem talentos únicos e duradouros, sejam eles quais forem, e seu progresso será muito maior se os pontos fortes forem aprimorados. Simples assim. E isso se aplica a qualquer área do conhecimento ou até mesmo à sua vida pessoal.

Levando essa ideia para o mundo das vendas, identifique quais são as ações nas quais você se sai bem e aquelas que você gosta de fazer. Conte com a ajuda dos seus amigos e colegas de trabalho para isso. Você verá que eles têm um visão particular sobre você com relação a “o que é ser bom em algo”.

Se o seu talento é fazer apresentações, esforce-se para torná-las ainda mais cativantes.  Se o seu ponto forte é a pesquisa detalhada para encontrar boas soluções para os clientes, refine ainda mais os seus métodos. Você poderá ser mediano ou razoável em várias áreas – o que é bom e pode lhe garantir boas oportunidades. Porém, você pode ser o melhor em uma área específica, e isso fará com que você se torne uma referência.

Da mesma forma que você identifica os seus talentos, também é possível auxiliar os seus colegas de trabalho a identificar os deles. Quem sabe quais são as oportunidades que você está deixando passar apenas pelo fato de não dar o devido valor aos seus dons?

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